Pensar sobre a morte é sempre uma tarefa difícil... Normalmente tentamos fugir desse assunto, mas o fato é que, mais cedo ou mais tarde, somos obrigados a encarar essa realidade.
Deixo aqui algumas reflexões sobre essa temática...
Não Choreis os Mortos
Não choreis nunca os mortos esquecidos
Na funda escuridão das sepulturas.
Deixai crescer, à solta, as ervas duras
Sobre os seus corpos vãos adormecidos.
E quando, à tarde, o Sol, entre brasidos,
Agonizar... guardai, longe, as doçuras
Das vossas orações, calmas e puras,
Para os que vivem, nudos e vencidos.
Lembrai-vos dos aflitos, dos cativos,
Da multidão sem fim dos que são vivos,
Dos tristes que não podem esquecer.
E, ao meditar, então, na paz da Morte,
Vereis, talvez, como é suave a sorte
Daqueles que deixaram de sofrer.
Pedro Homem de Mello, in "Caravela ao Mar"
Horário do Fim
morre-se nada
quando chega a vez
é só um solavanco
na estrada por onde já não vamos
morre-se tudo
quando não é o justo momento
e não é nunca
esse momento
Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"
Do Amor e da Morte
Temos lábios tenros para o amor
dentes afiados para a morte
Concebemos filhos para o amor
para a guerra os mandamos para a morte
Levantamos casas para o amor
cidades bombardeamos para a morte
Plantamos a seara para o amor
racionamos o trigo para a morte
Florimos atalhos para o amor
rasgamos fronteiras para a morte
Escrevemos poemas para o amor
lavramos escrituras para a morte
O amor e a morte
somos
Casimiro de Brito, in "Telegramas"

Morte, algo tão simples e comum que o ser humano ainda não entendeu. A pergunta é, quando começou a temê-la, se é um fato da vida!
ResponderExcluirLidamos com esse fato todos os dias – ou ainda lidaremos com este fato em nossa vida profissional. Mas me pergunto como um fato tão simples pôde se tornar tão complexo ao passar dos tempos. Quando o homem era macaco (supondo a teoria evolucianria) a morte era apenas o fim, e ponto, mas com o passar dos tempos e a evolução começamos a criar vínculos, afetos, nos tornamos conscientes e começamos a pensar, e esse “pensar” trouxe a pergunta, para onde vamos?!
Um atenuante da morte é uma pessoa bem instruída espiritualmente indiferente de religião ou filosofia de vida. Assim como a autora refere, a espiritualidade pode ajudar muito um paciente em seus últimos dias e ajudar o profissional como conversar e ajuda-lo nesse momento tão difícil e até atenuar a dor de familiares e do próprio paciente.
Na espiritualidade encontramos a esperança de uma vida além morte, de que a morte, é apenas uma passagem para uma vida melhor, assim nos traz a esperança de que, a morte não é uma coisa tão sombria e triste, ou solitária! Em minha opinião a morte mais assusta por que não sabemos se estamos sozinhos ou não, sempre vivendo em grupo ou em sociedade o homem teme esse sentimento, a solidão, e a fé de ter um mundo depois da morte traz esse alivio de morrer e saber “teoricamente” para onde iremos.
Francisca LARA Martins Ramos - 1º "B"
na minha opiniao acho que nao acaba aqui porque o maior dom de deus e a vida"jesus disse:quem crer em mim ainda que esteja morto vivera adeliane 3 ano"c"
ResponderExcluirA morte para mim é um fato normal,pelo qual todo seu humano tem de um dia passar por isso! por tanto é como o ciclo normal do ser humano ele nasce reproduz e morre!^^
ResponderExcluir{denis henrique 2 anos ""d""}
A morte é na minha opinião é um ato onde algumas pessoas são submetidas "à passar para outra vida".
ResponderExcluirTodos nós temos a conciência que um dia iremos morrer e sendo assim não devemostemela.
É praticando coisas boas que se pode obter um ótimo lugar na outra vida seja ela qual for.
valderi siva n-21 3 ano "B".
todos nós sabemos que um dia a morte chegará a nossa porta,pois nada é para sempre, mais nascemos para a vida eterna como disse o nosso "CRIADOR". ANA KESSIA 3"C"
ResponderExcluirsabemos que a morte é algo que não podemos evitar pois irá acontecer de um jeito ou de outro chegará. Eu acredito que existe outra vida após essa vida,então não acaba por aqui. DANIEL MARTINS 3"C"
ResponderExcluirO amor é o sentimento mais puro e bonito que pode exitir entre duas pessoas quando realmente amamos alguem tudo o que queremos é afelicidade dessa pessoa,mesmo que a felicidade da pessa amada não seja ao nosso lado.vanuza 1ano D.
ResponderExcluirMuitas pessoas crêem em que não há vida após a morte, que depois daqui tudo acabou. Quando as pessoas descobrem através do espiritismo que há vida sim, e muita, aliás, e que depois daqui vamos ao encontro dos espíritos amigos que já haviam deixado o corpo físico, e que, ainda por cima, voltaremos futuramente, sempre com objetivo de melhorarmos, nos aperfeiçoarmos e sermos cada vez mais felizes conosco e com o próximo, as pessoas se sentem mais aliviadas, em minha opnião, e queridas por Deus, pois entenderam que Deus nos dará amor eterno.
ResponderExcluirDevido a esse fato não devemos temer a morte, pois ela nada mais é do que uma passagem para o mundo espiritual, onde voltaremos a morada dos irmãos espíritos, estudaremos, encontraremos espíritos amigos, nos aperfeiçoaremos até regressar a terra para mais jornadas.
BERNARDONIA 3 ANO B
na minha concepção a morte é algo simples,complexo..
ResponderExcluirtodos um dia passaram por ela..
por isso o máximo que devemos fazer para que ela nao venha logo é tentar evita-la ou apenas preservar a vida mais um pouco,alias ninguem que ainda vivo sabe se depois dela será bom ou ruim...
BRUNA FERREIRA 3ºB
todos nós sabemos que um dia a morte chegará na nossa vida,de um jeito ou de outro. eu creio que depois desta vida tem outra quem sabe muito mais interessante. CIRLANIA MARTINS 3"C"
ResponderExcluir